Acolhida Lúdica e Divertida

Uma vez por semana ao chegar na escola, depois de deixarem as mochilas nas salas de aula, as crianças são acolhidas, onde cantam, dão boas-vindas aos amigos, falam sobre os principais temas que serão vistos naquela semana e/ou naquele dia, apreciam contações de histórias, teatrinho, show de música… é uma delícia!!! Começar o dia assim é garantir que vai ser só alegria.

Projeto Alimentação Saudável

Promovemos o estimulo da educação saudável procurando criar hábitos alimentares mais saudáveis, prevenindo ou corrigindo deficiências nutricionais, além de ajudar aos pais a acompanharem de perto o crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Seguimos despertando nos alunos o interesse pela alimentação e a curiosidades em relação a novos alimentos, novos sabores e combinações.

Projeto Identidade

Projeto ‘’Identidade’’ na Educação Infantil tem o objetivo de potencializar a experiência desse convívio. É a partir do outro que nos reconhecemos enquanto indivíduos. Daí a importância de que a escola seja um lugar de acolhimento à diversidade, às particularidades das crianças, às distintas formas de lidar com o entorno, de aprender o mundo e conhecer a si mesmo. O projeto identidade, quando desenvolvido de forma conjunta a outros instrumentos pedagógicos essenciais, possibilitará às crianças, experiências fundamentais de aprendizagem no reconhecimento de seu “EU”, o que é indispensável para que ela consiga desenvolver a própria autonomia.

Projeto Mostra Literária

O Projeto “ Mostra Literária” tem como objetivo valorizar o livro, a literatura e as manifestações culturais. Além disso, almejamos incentivar a leitura e a formação de leitores desde o início da vida escolar até que nosso a pequenos leitores tornem grandes leitores. Acreditamos que o texto literário proporciona a cada indivíduo diferentes experiências que possibilitam o conhecimento de si, do mundo e do outro. Como parte do evento que é aberto para o publico, realizamos no 1 bimestre atividade direcionadas sobre autores e obras de acordo com o seguimento de ensino.

Musicalização

A musicalização ela acontece uma vez por semana com o interesse de auxiliar no processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência e movimento corporal. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a comunicação com o outro, contribuindo de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

Projeto Sacola Viajante

O Projeto “Sacola Viajante” consiste no empréstimo de diferentes portadores de texto para que a criança realize sua leitura em casa junto à família. Este projeto enfoca a importância de ouvir histórias e outros gêneros textuais, proporciona o contato da criança desde a mais tenra idade com a leitura.Quando a criança ouve ou lê uma história é capaz de viajar por um mundo encantado, adquiri a capacidade de argumentar, passa a interagir com os textos.Sabemos que a leitura contribui para o crescimento emocional e cognitivo e para a identificação pessoal da criança, proporcionando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, autonomia, que são elementos necessários à formação das nossas crianças.

Psicomotricidade

A psicomotricidade no Andeline Costa é um momento que tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças através da Educação Psicomotora. Ela condiciona todos as aprendizagens pré-escolares; leva a criança a tomar consciência do seu corpo e da lateralidade; a situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilidades suficientes e coordenação de seus gestos.

Projeto Chuveirão Higiênico

O Projeto “Chuveirão Higiênico” é uma proposta contextualizada e sistemática que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial. Enfocando a importância de certos hábitos que irão contribuir para uma vida saudável o estudante estará motivado a colocá-los em prática com regularidade, melhorando assim suas condições de vida e também do lugar onde vive com sua família.